11/10/2022 às 17:11

Grávida pode...? #PAPOMATERNIDADE

632
3min de leitura

Sabemos que, durante a gravidez, muitas preocupações rodeiam os pensamentos das gravidinhas, desde "qual será o nome escolhido?" até "o que falta na mala de maternidade?". Com certeza, uma das dúvidas mais frequentes que se passam são "será que grávida pode comer x coisa?", e lá se vão atrás do Dr. Google procurar uma resposta para essa pergunta.

Por isso, reunimos aqui algumas dúvidas que as nossas mamães mais tiveram durante a gestação. Confira abaixo as perguntas mais frequentes, vai que a dúvida delas também é a sua dúvida?


"Grávida pode dormir de barriga para cima? E de bruços?"

Durante a primeira metade da gravidez, não há problema em dormir de barriga para cima. Mas, conforme o bebê vai crescendo e a gestação avança, o mais aconselhável é dormir virada para o lado, se possível o esquerdo.


"Grávida pode amamentar?"

Tecnicamente, a mulher grávida pode amamentar sim, já que não existe contraindicação médica para isso em gestações sem risco. O que acontece é que a ação dos hormônios redirecionados agora para o desenvolvimento do feto pode diminuir a produção do leite. A produção cai também à medida que o bebê maiorzinho passa a comer outros alimentos, após os 6 meses.

Ensaio de gestante - Giovana à espera de Antônio Miguel, João e Marina Fotografia


"Grávida pode carregar o filho mais velho no colo?

A decisão de carregar ou não o filho mais velho depende do peso da criança e também do tempo de gestação da mãe, para que a coluna não fique sobrecarregada. De modo geral, os especialistas recomendam que as grávidas evitem carregar pesos acima de 10 a 12 quilos, especialmente depois da 30a semana. Se for segurar o filho no colo, já que é mesmo de partir o coração ter que dizer não a uma carinha chorosa, o ideal é que você dobre os joelhos e mantenha a coluna reta ao pegá-lo, em vez de se encurvar.


"Grávida pode consumir alimentos ou bebidas com cafeína?"

Quem está grávida não precisa parar completamente de tomar café e refrigerantes ou de comer chocolate, mas é recomendado que o consumo seja moderado e não ultrapasse as 200 mg por dia. Essa quantidade equivale a, mais ou menos, três cafés expressos.


Ensaio de gestante - Vanessa à espera de Marina, João e Marina Fotografia


"Grávida pode comer peixes, frutos do mar e sushi à vontade?"

A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozida. Peixes são benéficos para a sua saúde e a do seu bebê, por isso é ótimo incluí-los na sua alimentação. Tenha bastante cuidado, porém, com preparações cruas, como o sushi, porque o risco de contrair uma infecção alimentar na gestação é maior. Sushi feito com peixe previamente congelado é considerado seguro, em geral. Consulte seu médico para uma opinião mais especializada para a sua gestação!


"Grávida pode fazer alisamento no cabelo?"

Ainda não há pesquisas suficientes para se ter certeza de que é totalmente seguro alisar ou relaxar artificialmente o cabelo durante a gravidez. Por esse motivo, muitos médicos acreditam que o melhor é evitar fazer alisamento, principalmente no primeiro trimestre de gestação, fase crucial na formação dos órgãos do bebê.


Ensaio de gestante - Rithieli à espera de Milena, João e Marina Fotografia



Lembre-se! Aqui, nós compartilhamos a experiência que as nossas mães nos contam e mais algumas pesquisas de sites de maternidade, como o BabyCenter, que foi a nossa principal fonte para escrever esse post. Consultar o seu médico e ter opinião de quem realmente entende é o melhor!


Obrigada!

Com carinho, família João & Marina

11 Out 2022

Grávida pode...? #PAPOMATERNIDADE

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

duvidas gravida duvidas maternidade ensaio de gestante estou gravida posso gestante.gravida gravida pode joao e marina joao e marina fotografia maternidade

Quem viu também curtiu

24 de Set de 2022

Porque NÃO contar a gravidez antes dos três meses #PAPOMATERNIDADE

22 de Abr de 2020

PAPO DE MÃE: Como manter a autoestima após o nascimento do bebê

27 de Mai de 2020

DICA: 5 CHECKLISTS PARA AJUDAR NA MATERNIDADE

Logo do Whatsapp