22/04/2020 às 06:20 Papo de Mãe

PAPO DE MÃE: Como manter a autoestima após o nascimento do bebê

9305
4min de leitura

Quando nasce um filho, nasce também uma mãe. Não há quem discorde dessa afirmação, porém não se pode esquecer que por trás das fraldas, mamadeiras, lenços umedecidos e noites em claro, sempre existiu uma mulher e é com ela que nós queremos conversar hoje.

Manter a autoestima no dia a dia já não é fácil, imagine após tornar-se mãe quando todos os olhares e atenção são direcionados para o bebê e sua vida passa a ter um único objetivo: seu filho. E tudo bem, a gente sabe que é assim que acontece, mas para que a experiência da maternidade possa ser desfrutada da melhor forma possível, a mamãe tem que lembrar que ela também precisa de apoio, cuidado, carinho e atenção - dos outros e de si mesma.

(Imagem: Nayara e Gabriel em seu Ensaio de Dia das Mães com 7 meses. João e Marina Fotografia)

O puerpério traz consigo muitas mudanças na vida de uma mulher: transformações no corpo, na rotina, na forma de agir e pensar. Insegurança, medo, sensação de impotência, comparações e pouco tempo para cuidar de si enquanto o corpo se recupera do parto são fatores envolvidos na baixa da autoestima. 

Afinal de contas, o que uma mamãe precisa nesse momento para manter a autoestima enquanto mulher? 

Antes de entrar nesse assunto, é importante definir o conceito de autoestima, que não tem a ver apenas com se sentir bonita, com um corpo padrão, cabelos com brilho e unhas pintadas. Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. É basicamente a forma como a pessoa julga a si mesma. 

(Imagem: Aline, Gael 9 meses. João e Marina Fotografia.)

- Valorize e acolha seu processo enquanto mãe

Nesse período, todos os olhares estão voltados para o bebê e são muitas as dúvidas e comparações, principalmente hoje em dia com acesso a mídias sociais: a grama do vizinho nunca pareceu tão verde! Mas o primeiro passo para restabelecer sua autoestima é valorizar o seu processo enquanto mãe. Enalteça suas descobertas e acertos. Acolha as coisas que acha que não foi tão bem, como aprendizado. É tudo muito novo e mesmo que você não seja mãe de primeira viagem, cada bebê é único e você está se saindo muito bem nessa jornada!

(Imagem: Mabel e Théo, 9 meses. João e Marina Fotografia)

(Imagem: Alini e Melissa, 1 ano e 4 meses. João e Marina Fotografia).

- Peça ajuda e verbalize seu cansaço

Você precisa de descanso e ajuda. Não se sinta envergonhada ou impotente por isso. Rede de apoio é fundamental ao processo e é direito seu ter um tempo para descansar. Inclua o papai no processo e divida as atividades da rotina. Vovós, dindos e titios também podem participar.

Ah! Você não deixa de ser uma boa mãe por estar com sono e pedir para tirar um cochilo. No avião, por exemplo, a regra é clara: se for preciso utilizar máscaras de oxigênio, primeiro em você e depois nos outros. Não tem como cuidar de alguém se você estiver exausta.

(Imagem: Lilian e Helena, 5 meses. João e Marina Fotografia).

- Mantenha o romance

Provavelmente, a última coisa que você pensa no momento é em relações sexuais, mas manter a chama acesa não precisa necessariamente de sexo - e nem é recomendado nos primeiros 30 a 40 dias após o parto. Cultivar um bom clima entre o casal com seus apelidos carinhosos (evitem se chamar de "pai" e "mãe"), carícias e elogios ajudam a manter o romance em alta e a autoestima da mamãe enquanto mulher, mais alta.

(Imagem: Karina e Isis, 7 meses. João e Marina Fotografia)

- Vaidade

Encarar o espelho pode mudar a forma você se percebe. Cada curva do seu corpo carrega um pedacinho da sua história. Seu corpo se preparou para a maternidade e agora se prepara para voltar ao que era antes e nem por isso você precisa esperar perder peso para usar uma roupa que gosta, ou esperar o cabelo parar de cair para fazer uma hidratação, a pele melhorar para fazer uma maquiagem. A vaidade tem papel fundamental para recuperar a autoestima, pois valoriza a sua beleza natural e te lembra que por trás das pausas para amamentação, existe uma mulher.

(Imagem: Nayara e Gabriel, 7 meses. João e Marina Fotografia)

- Fotografia

Você não é modelo e posar pode parecer uma péssima ideia nesse momento qual você mal tem tempo para dormir. Mas assim que você tiver as fotos do seu ensaio em mãos, a satisfação será tanta que você não esperará um minuto para postar e mostrar para o mundo que a sua grama também é verde - e sim, você é uma mulher incrível que merece muitas curtidas e elogios.

Você sabe, somos fotógrafos de famílias e lidamos especificamente com a maternidade real e tudo que ela envolve, inclusive a autoestima abalada nas mamães. Mas se produzir para uma sessão de fotos pode ser o pontapé inicial para a retomada daquele amor por quem você é - como mulher e também como mãe, que está aí e só precisa ser relembrado.

Maquiagem, cabelo, unhas, escolha do look, carão e seu bem mais precioso nos braços: combo perfeito para que você se sinta a mulher mais poderosa e realizada do mundo. E nós podemos te ajudar a lembrar disso todos os dias.

(Imagem: Giovana e Gustavo, 8 meses. João e Marina Fotografia)

Entre em contato para saber como funciona a sessão Especial de dia das Mães que está rolando. Temos certeza que você vai resgatar a autoestima que habita em você!

Beijinhos, família João e Marina ♥

22 Abr 2020

PAPO DE MÃE: Como manter a autoestima após o nascimento do bebê

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

autoestima autoestima feminina autoestima mãe autoestima pós parto autoestima puerpério book família book gestante criciúma ensaio fotográfico fotografia família fotografos criciuma fotografos newborn joao e marina newborn newborn criciuma papo de mae pós parto puerpério

Quem viu também curtiu

24 de Set de 2022

Porque NÃO contar a gravidez antes dos três meses #PAPOMATERNIDADE

02 de Set de 2022

DICA: POR QUE REALIZAR O ENSAIO GESTANTE EM ESTÚDIO?

08 de Mai de 2020

SER MÃE É...

Logo do Whatsapp