19/05/2020 às 15:29 Papo de Mãe

PAPO DE MÃE: introdução alimentar e método BLW

973
3min de leitura

A introdução alimentar é um dos períodos que mais geram dúvidas aos papais no primeiro ano de vida dos pequenos. Exige muita (leia-se MUITA MESMO) paciência, disciplina e dedicação. Afinal de contas, a introdução alimentar ocorre no período onde o bebê está descobrindo sua autonomia, não só em relação ao paladar, mas também aprendendo a exercer seu poder de escolha.

Por falar em autonomia alimentar, você já ouviu falar no método BLW? Baby-Led Weaning é um método de introdução alimentar guiado pelo bebê. A tradução literal significa "desmame guiado pelo bebê", ou seja: o bebê tem seu desenvolvimento e paladar respeitados, tudo é no tempo dele.

(Imagem: banho de leite. João e Marina Fotografia).

A seguir, preparamos algumas dicas de como começar a introdução alimentar do seu bebê a partir do método BLW. Mas antes, é importante que o pediatra que o acompanha tenha lhe orientado quando ao início dessa transição, visto possíveis alergias e intolerâncias alimentares - particulares de cada bebê. 

- AUTONOMIA ALIMENTAR

A recomendação padrão para a introdução alimentar é que a partir dos 6 meses as refeições sejam intercaladas entre leite materno/fórmula e papinhas.  Importante destacar que papinhas não devem ser liquidificadas, mas sim na forma de alimentos cozidos e amassados, conferindo uma certa consistência a refeição.

(Imagem: banho de leite. João e Marina Fotografia).

No método BLW, sugere-se que os alimentos sejam ofertados em sua forma mais íntegra, por exemplo, em vez de uma papinha de cenoura, por que não ofertar fatias de cenoura cozida (corte seguro para o bebê) de modo que ele mesmo leve o alimento até a boca?

A partir de 6 meses o bebê normalmente já senta e é capaz de realizar o movimento de mastigação com a própria gengiva. Fala-se em autonomia alimentar porque é o próprio bebê quem vai levar o alimento até a boca durante a refeição - no seu tempo e espaço. Os benefícios a longo prazo são incríveis. 

(Imagem: banho de leite. João e Marina Fotografia).

- CORTE E TEXTURA

Para que o bebê possa mastigar esse alimento sem que ainda possua dentinhos, a consistência deve ser macia, porém sólida. Para testar, basta você colocar no seu céu da boca o alimento que será ofertado ao bebê e tente amassá-lo com a língua. Feito isso, seu bebê será capaz de mastigá-lo com a gengiva.

O corte seguro seria no formato de palito num tamanho maior que a mãozinha do bebê, ou um pedaço que ele consiga pegar com todos os dedos.  E claro, sua presença é fundamental. Além de segurança caso algo saia errado, comer junto de seu bebê fortalece vínculos e você sabe, eles aprendem por repetição. 

(Imagem: banho de leite. João e Marina Fotografia).

- SEM DISTRAÇÕES

Na hora de comer, é importante que não haja nenhuma distração: videozinhos, desenho animado, tablet, celular, TV ou brinquedos. Nada disso é interessante durante as refeições. O bebê precisa estar atento ao seu paladar, sinais de fome e saciedade e esse tipo de distração acada por desconectar o bebê dos seus sinais fisiológicos.

(Imagem: banho de leite. João e Marina Fotografia).

- SUPORTE

Quanto mais informação de qualidade nesse processo, melhor. O aplicativo BLW Brasil é bem completo e com certeza vai te auxiliar nesse início. Nele tem um guia sobre como preparar e oferecer os alimentos de forma segura e saudável, fotos, vídeos explicativos, cardápios e  muitas receitas. 

Clique aqui pra baixar no iOS (iPhone) ou clique aqui pra baixar no Android.

(Imagem: João e Marina Fotografia).

Gostou? Compartilhe com outras mamães! Beijinhos, família João e Marina ♥

19 Mai 2020

PAPO DE MÃE: introdução alimentar e método BLW

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aleitamento materno alimentação bebê alimentação infantil autonomia alimentar banho de leite banho de leite bebê blw desmame fotografia infantil introdução alimentar método BLW papinha papinha infantil receita papinha

Quem viu também curtiu

24 de Set de 2022

Porque NÃO contar a gravidez antes dos três meses #PAPOMATERNIDADE

22 de Abr de 2020

PAPO DE MÃE: Como manter a autoestima após o nascimento do bebê

08 de Mai de 2020

SER MÃE É...

Logo do Whatsapp