11/05/2020 às 05:58 Dicas João e Marina

PAPO DE MÃE: por que praticar o TUMMY TIME?

912
2min de leitura

Tummy time é um termo estrangeiro designado para o tempo em que o bebê fica brincando de barriga para baixo. É uma prática comum que ocorre em muitas casas, mas nem todo mundo sabe da importância dessa atividade: o tummy time é fundamental para o desenvolvimento motor do bebê. 

(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)

Ficar de barriguinha para baixo fortalece a região das costas, pescoço, abdômen, braços e ombros, preparando o bebê para importantes avanços em seu desenvolvimento, como engatinhar, sentar e andar.

(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)

No início pode parecer um pouco desconfortável para o bebê já que ele não tem tônus suficiente para sustentar o tronco nessa posição, mas é exatamente esse o intuito do tummy time: fortalecimento da musculatura, e logo se tornará uma atividade agradável. Para deixar o momento de bruços mais legal, é importante atentar para alguns passos:

Certifique-se que seu bebê não está com sono. Dormir de bruços não é recomendado devido a respiração.

A superfície precisa ser firme, e nos primeiros meses pode ser feito em cima da cama. Utilize apoios como almofadas nos primeiros meses para evitar que o bebê fique sem ar.

Disponha brinquedos ou livros que chamem a atenção de seu bebê, de preferência os que ele mais gosta, ao redor dele numa distância de aproximadamente 20cm.  Isso fará com que ele tente pegá-los ensaiando alguns movimentos com o tempo.

• No início, ainda no primeiro mês, comece com 1 a 2 minutos de prática, cerca de 2 a 3 vezes ao dia. Aumente o tempo conforme ele for se desenvolvendo e curtindo a brincadeira.

(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)

Importante:

Sempre fique por perto, nunca deixe seu bebê sozinho enquanto está nessa posição.

(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)

Sabemos que as dúvidas são muitas, então compartilhamos um vídeo super explicativo com uma pediatra especialista no canal do Youtube Pediatria Descomplicada com Dra Kelly. Clique aqui e assista como praticar o tummy time em qualquer hora do dia!

Gostou? Compartilhe essa dica com outras mamães! Beijos, Família João e Marina ♥

11 Mai 2020

PAPO DE MÃE: por que praticar o TUMMY TIME?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bebês desenvolvimento desenvolvimento infantil desenvolvimento motor fotografia fotografia newborn gestante newborn pais de primeira viagem pediatria primeiro ano de vida recem nascido tummy time

Quem viu também curtiu

22 de Abr de 2020

PAPO DE MÃE: Como manter a autoestima após o nascimento do bebê

27 de Mai de 2020

DICA: 5 CHECKLISTS PARA AJUDAR NA MATERNIDADE

02 de Set de 2022

DICA: POR QUE REALIZAR O ENSAIO GESTANTE EM ESTÚDIO?

Logo do Whatsapp