Tummy time é um termo estrangeiro designado para o tempo em que o bebê fica brincando de barriga para baixo. É uma prática comum que ocorre em muitas casas, mas nem todo mundo sabe da importância dessa atividade: o tummy time é fundamental para o desenvolvimento motor do bebê.
(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)
Ficar de barriguinha para baixo fortalece a região das costas, pescoço, abdômen, braços e ombros, preparando o bebê para importantes avanços em seu desenvolvimento, como engatinhar, sentar e andar.
(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)
No início pode parecer um pouco desconfortável para o bebê já que ele não tem tônus suficiente para sustentar o tronco nessa posição, mas é exatamente esse o intuito do tummy time: fortalecimento da musculatura, e logo se tornará uma atividade agradável. Para deixar o momento de bruços mais legal, é importante atentar para alguns passos:
• Certifique-se que seu bebê não está com sono. Dormir de bruços não é recomendado devido a respiração.
• A superfície precisa ser firme, e nos primeiros meses pode ser feito em cima da cama. Utilize apoios como almofadas nos primeiros meses para evitar que o bebê fique sem ar.
• Disponha brinquedos ou livros que chamem a atenção de seu bebê, de preferência os que ele mais gosta, ao redor dele numa distância de aproximadamente 20cm. Isso fará com que ele tente pegá-los ensaiando alguns movimentos com o tempo.
• No início, ainda no primeiro mês, comece com 1 a 2 minutos de prática, cerca de 2 a 3 vezes ao dia. Aumente o tempo conforme ele for se desenvolvendo e curtindo a brincadeira.
(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)
Importante:
Sempre fique por perto, nunca deixe seu bebê sozinho enquanto está nessa posição.
(Imagem: João e Marina Fotografia, 2020)
Sabemos que as dúvidas são muitas, então compartilhamos um vídeo super explicativo com uma pediatra especialista no canal do Youtube Pediatria Descomplicada com Dra Kelly. Clique aqui e assista como praticar o tummy time em qualquer hora do dia!
Gostou? Compartilhe essa dica com outras mamães! Beijos, Família João e Marina ♥