19/06/2020 às 18:39 Papo de Mãe

PAPO DE MÃE: AMOR LÍQUIDO, ALIMENTAR ALÉM DO PEITO

2694
3min de leitura

"Amamentar é um ato de amor" - você provavelmente já ouviu ou até mesmo reproduziu essa frase em algum momento da vida. E de fato é, afinal de contas, alimentar seu bebê é um gesto único de entrega e troca e muitas mamães tem o privilégio de passar por essa fase sem nenhuma intercorrência: leite abundante, pega correta, nenhuma alergia ou intolerância no bebê. Porém, a maternidade real é uma caixinha de surpresas - alegrias e frustrações - e nem sempre é possível corresponder as expectativas como gostaria. E é sobre a alimentação além do peito que vamos conversar hoje.

Ao questionar nossas mamães sobre como se sentiram quando perceberam que não poderiam amamentar, as respostas vieram num tom parecido:  "Me senti uma péssima mãe. Incapaz de poder alimentar a minha filha da maneira como tinha que ser." (EMV). 

Existe um consenso universal qual o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês  é recomendado em virtude dos processos fisiológicos digestivos e imunológicos que o bebê passa nesse período.

Contudo, não podemos romantizar a amamentação:em muitos casos existe sim, muita dor e sofrimento envolvidos, o que dificultam e impedem o ato de amamentar.

Em contrapartida, o mercado hoje oferece uma gama bem grande de fórmulas alternativas ao leite materno, que garantem a nutrição e oferta de nutrientes necessária atendendo a necessidade de cada bebê.

(Imagem: João e Marina Fotografia)

O processo de alimentação, seja ele através do aleitamento ou da mamadeira, envolve confiança, dedicação, apoio e conhecimento, pois apenas informações soltas não são suficientes. Existe a crença que a mãe precisa amamentar a qualquer custo, em quaisquer circunstâncias ou que a dor são ossos do ofício. 

A verdade é que a amamentação não precisa ser uma fase de dor e sofrimento e que diante de quaisquer dificuldade, a mãe deve procurar auxílio profissional para ter orientação e apoio, visto que a saúde do bebê e da mãe devem ser prioridades.

Um dos fatores que contribuem para essas crenças vem da frase qual iniciamos esse artigo, onde acredita-se que "amamentar é um ato de amor". Ao afirmar isso, inconscientemente entende-se que qualquer outra forma de alimentar seu bebê não é boa o bastante. Com isso vem a tristeza, frustração, sensação de incapacidade e comparação. Porém, se tem algo na vida que é capaz de ser transmitido em diversas formas, é o amor de uma mãe por seu filho.

(Imagem: João e Marina Fotografia).

O acolhimento, compreensão e autocompaixão são fundamentais nesse processo de aceitação. Procure se cercar de profissionais que entendam a sua dor e que possam trabalhar com alternativas que aliviem o seu sofrimento. O importante vai ser sempre alimentar o seu filho, independente da forma. 

Só uma mãe sabe a dor e a alegria que a maternidade fornece e não existem regras ou certo e errado quando se torna mãe. Existe o que é possível dentro daquilo que é o ideal e entenda, nem sempre será possível. E tudo bem. Sinta-se inteiramente incrível por dar o seu melhor diante de cada situação.

O amor líquido é o que há de mais valioso durante essa fase. Se ele vem do peito ou da mamadeira não importa mais que a saúde da mãe e do seu bebê.

Gostou? Compartilhe! 

Com carinho, Família João e Marina

19 Jun 2020

PAPO DE MÃE: AMOR LÍQUIDO, ALIMENTAR ALÉM DO PEITO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aleitamento materno alimentação bebê amamentação exclusiva amamentar amor líquido formula infantil maternidade real pós parto puerpério

Quem viu também curtiu

24 de Set de 2022

Porque NÃO contar a gravidez antes dos três meses #PAPOMATERNIDADE

22 de Abr de 2020

PAPO DE MÃE: Como manter a autoestima após o nascimento do bebê

08 de Mai de 2020

SER MÃE É...

Logo do Whatsapp